Esma vai publicar 8ª edição da Revista Cognitio em dezembro e abre prazo para envio de artigos

Notícia
arte

Autores(as) interessados(as) em participar da 8ª edição da Revista Cognitio, da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), têm até o dia 20 de novembro para enviar seus artigos. A publicação do Edital nº 05/2025, que regulamenta o cadastramento e a submissão de trabalhos acadêmicos e científicos, ocorreu nesta quarta-feira (8) no Diário da Justiça eletrônico.

As submissões podem ser feitas pelo sistema da Revista Cognitio, disponível em COGNITIO Submissões | COGNITIO: Direito, Políticas Públicas e Cidadania (tjpb.jus.br), ou, alternativamente, pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/Qt789boHuVVT3DDeA.

Os artigos devem ter, preferencialmente, entre 10 e 20 páginas de conteúdo textual e ser enviados em arquivo com extensão .doc. O texto deve estar formatado em papel tamanho A4, espaçamento de 1,5, sem espaço entre parágrafos, fonte Arial tamanho 12 (texto principal) e 10 (notas de rodapé). As margens devem obedecer às seguintes medidas: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2 cm; cabeçalho – 1,5 cm; rodapé – 1,0 cm. O corpo do texto deve estar justificado e a numeração das páginas posicionada no canto inferior direito.

A editora da Revista Cognitio, professora Milena Barbosa de Melo, ressalta que a publicação tem como missão disseminar o conhecimento produzido por pesquisadores do Brasil e do exterior na área das Ciências Sociais, especialmente em temas relacionados a Direito, Políticas Públicas e Cidadania. Segundo ela, a revista proporciona visibilidade acadêmica, valorização da produção intelectual, diálogo interdisciplinar e contribui para o fortalecimento da comunidade científica.

“A Revista Cognitio chega à sua 8ª edição consolidada como um espaço de excelência para a divulgação científica e acadêmica de maneira interdisciplinar. Submeter um artigo para esta edição representa não apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimento, mas também de contribuir ativamente para o avanço das reflexões críticas e interdisciplinares que marcam o espírito da revista.”

O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, Flávio Romero Guimarães, ressalta que a revista tem se consolidado como um importante instrumento de divulgação científica e acadêmica, especialmente para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual. “Se trata de um instrumento importante na política de consolidação acadêmica da Esma.”

Por Marcus Vinícius