Nesta terça-feira (3), o desembargador Joás de Brito Pereira Filho completa um ano de gestão como diretor da Escola da Magistratura da Paraíba. Entre as muitas ações e atividades realizadas estão 74 cursos, com 3.142 vagas ofertadas e 18 webinários que abordaram os mais diversos temas de destaque, entre eles, Inteligência Artificial, Igualdade de Gênero, Acessibilidade, Direitos do Idoso e Meio Ambiente.
“Tem sido uma experiência acadêmica muito importante para a minha vida profissional. Tenho tido apoio de todos, e essa união tem produzido um resultado excepcional. Nesse primeiro ano procurei dar continuidade a todos os projetos que estavam sendo desenvolvidos pelo meu antecessor, o desembargador Ricardo Vital, que realizou uma excelente gestão, deixando a sua marca registrada nos anais da nossa Escola”, declarou.
O diretor da Esma lembrou algumas das ações implementadas nesse primeiro ano. “Inovamos com a criação do banco de currículos, realizamos o III CIDESMA, firmamos parceria com a UEPB e com a UFPB de Campina Grande para realizarmos mais mestrados e um doutorado, atualizamos o regimento interno, criamos a comissão de residentes, realizamos diversos cursos e webinários, expandimos o alcance da Revista Cognitio, inauguramos o nosso estúdio com realização semanal de video casts, entre outras ações”, afirmou.
O desembargador Joás de Brito Filho ressaltou que tudo isso só foi possível graças ao apoio incondicional do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Frederico Coutinho, que “não tem medido esforços para atender os pleitos da nossa Escola”.
A diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, também destacou as conquistas da gestão. “Ao completar um ano, comemoramos os avanços de uma gestão extremamente democrática e inclusiva, que deu continuidade aos trabalhos anteriormente desenvolvidos e ampliou a oferta de cursos em temáticas diversas, voltados às demandas de magistrados e servidores, com abertura de vagas para outros atores do sistema de justiça, visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional nos aspectos técnicos e humanísticos”, disse.
A magistrada ressaltou a formação inicial de grande número de assessores e o sucesso do programa de residência judiciária. “Registro, ainda, as ações de alcance social, como a programação do Dia das Crianças, em parceria com a Aemp, marcada pelo engajamento de servidores e terceirizados que tornaram o momento mágico para as crianças e adolescentes que vieram à nossa escola. Por fim, não poderia deixar de enfatizar o sucesso do 3º CIDESMA, que nos proporcionou intenso aprendizado e momentos aprazíveis de interação com os colegas servidores e magistrados”, recordou Antonieta Maroja Nóbrega.
Para o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, um ano de gestão do desembargador Joás e da magistrada Antonieta, consolida uma marca da Esma: a educação judiciária numa perspectiva cada vez mais inovadora e inclusiva. “As diversas ações implementadas vem consolidando a escola como um centro de referência na qualidade dos cursos ofertados, além de outras atividades que fortalecem a formação continuada de magistrados e demais servidores ou que estabelecem vínculos entre a escola e a sociedade, como o VideoCast "Falando Direito". Portanto, se trata da celebração de um ano de gestão plenamente exitosa, fruto de um comando lúcido e democrático, aliado a uma equipe competente e comprometida”, afirmou.
A gerente administrativa e financeira da Esma, Gisele Alves Barros, apontou entre os principais destaques do primeiro ano da atual gestão, a aprovação da minuta de atualização do Regimento Interno, pelo Conselho Consultivo, atualmente em tramitação no Tribunal de Justiça da Paraíba, contribuindo para o aprimoramento da governança e o alinhamento às diretrizes institucionais
“O primeiro ano dessa gestão foi marcado por avanços nas áreas administrativa, financeira, acadêmica e institucional, resultado de um trabalho contínuo voltado ao fortalecimento da Escola e à modernização de seus processos”, assegurou Gisele Barros.
Na área de tecnologia e infraestrutura, a gerente administrativa destacou a ambientação da Sala de Inovação(Laboratório Lyno), estruturada pela ESMA e administrada pelo TJPB, a implantação de software para o totem digital, voltado à preservação da memória institucional, e a criação da Galeria dos Ex-Diretores, dedicada à valorização da história da Escola.
“O período também foi marcado pelo incremento do orçamento, possibilitando investimentos nos âmbitos acadêmico e administrativo, além da integração da Esma às ações de sustentabilidade do TJPB.
Os resultados alcançados demonstram o compromisso da gestão com uma Esma mais moderna, estruturada e alinhada às boas práticas de governança, fortalecendo seu papel estratégico no Poder Judiciário paraibano”, pontuou a gerente administrativa e financeira, Gisele Barros.
Banco de currículos
A criação de um banco de currículos de formadores e docentes para ministrar aulas nos cursos oferecidos pela Esma aos magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba, e, eventualmente, abertos ao público externo foi uma iniciativa inovadora com o objetivo de democratizar a atuação de professores na Escola. O banco é formado por profissionais que integram o Sistema de Justiça da Paraíba, tais como magistrados e servidores do TJPB, da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia Público e Privada. As inscrições para a seleção deste ano estão abertas até o dia 20 de fevereiro por meio do link https://forms.gle/CNKAgGPovefLthZ9A .
III CIDESMA
O 3° Cidesma (Congresso Internacional da Esma) foi realizado de 12 a 14 de novembro de 2025, com a participação de grandes nomes do Sistema de Justiça Brasilero e Internacional. Foram três dias de muitos debates, conferências, palestras e minicursos sobre temas da maior relevância para a sociedade, que bate à porta da Justiça em busca de uma solução.
InovaJus Stricto
O Programa InovaJus Stricto já foi aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.Trata-se de uma parceria para a oferta dos cursos de mestrado e doutorado pelas Universidades Federal e Estadual de Campina Grande (UFCG/UEPB). Os cursos são destinados a magistrados e servidores do TJPB. Os convênios estão tramitando e as duas universidades já estão elaborando os planos de trabalho com vistas à formalização dos respectivos processos.
Revista Cognitio
A oitava edição da Revista Cognitio, lançada em dezembro reafirmou o papel da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB) como promotora da produção científica de excelência nas áreas de Direito, Políticas Públicas e Cidadania. Com credibilidade e reconhecimento internacional, a revista já integra 15 importantes diretórios e repositórios nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, Miguilim, Latindex, Academic Resource Index, Academic Resource Index (ResearchBib), BSZ, ZDB, DRJI, Diadorim, LatinREV, ISSN, EZB, IBICT, ESJI e European Publications (EuroPub).
Falando Direito
A estreia do programa de videocast Falando Direito, marcou a inauguração de um estúdio moderno instalado como parte da reforma inovadora pela qual passou a Esma. O programa teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e do diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Falando Direito é transmitido pelo canal da Esma no YouTube e tem como objetivo aproximar o judiciário da sociedade a partir de uma conversa descontraída entre membros do mundo jurídico, mas sempre abordando os mais variados temas, que também são de interesse da população. Projetado com padrão profissional, o estúdio oferece qualidade e conforto às produções audiovisuais da Escola. Com tratamento acústico especializado e tecnologia de ponta, o espaço garante excelência em gravações e transmissões.
Por Walquiria Maria


